Como conciliar o trabalho com os estudos para concursos?

Como conciliar o trabalho com os estudos para concursos?
Artigo

25/05/2021

Segundo o Mapa de Ensino Superior no Brasil, uma pesquisa da Semesp publicada em maio de 2020, cerca de 61,8% dos estudantes de instituição privada trabalham ao mesmo tempo em que estudam, enquanto essa porcentagem fica em 40,3% dos estudantes de instituição pública.

Embora não tenhamos uma porcentagem relacionada a concurseiros, essa é uma realidade que também atinge essa categoria. Afinal, muitos que concluem o ensino superior, se já não estiverem no mercado de trabalho, acabam entrando de um modo ou de outro.

Ao mesmo tempo, com o desejo de subir na carreira, vem a busca por estabilidade e um concurso público pode ser o melhor caminho. Por isso, é preciso ter atenção e foco no momento em que você escolher voltar aos estudos enquanto trabalha — se já não era uma realidade durante a faculdade.

Portanto, vamos lhe apresentar aqui algumas dicas imprescindíveis que poderão te ajudar neste momento tão decisivo.

 

  1. TENHA FOCO E GERENCIE SUA ROTINA

Independentemente do seu posto hierárquico dentro da empresa em que atua, é fato que você tem que entregar algo de valor durante sua jornada de trabalho, seja na composição de tarefas, atendimentos e etc.

No seu dia a dia fora da empresa, você também possui alguns deveres, principalmente se você escolheu começar um curso preparatório para concurso público. Assim sendo, é preciso haver um gerenciamento de rotina para que seus deveres não se acumulem ou se sobreponham uns aos outros.

Reflita sobre o que precisa entregar, quais suas prioridades e o que não deve dar errado. Gerencie o seu dia da melhor forma possível — e algumas das próximas dicas podem ser essenciais para este item.

 

  1. ADAPTE SUA ROTINA

Querendo ou não, ao seguir o caminho de concurseiro, escolhas deverão ser feitas relacionadas tanto ao curso quanto a sua vida pessoal — levando em conta que o trabalho pode ter horários fixos.

Encontre horários para estudar que melhor se encaixem para você. É possível levantar mais cedo para estudar? Ou você tem disposição suficiente para estudar depois que chegar do trabalho?

Se seu curso for presencial, lembre-se de que, além de ter as aulas em sala, serão necessários horários de estudos em casa também!

 

  1. CRIE UM CRONOGRAMA

Tenha em mente que seu dia será cheio de atividades. Então você tem o momento do trabalho, de estudo e de descanso. Opte por organizar tudo isso de uma forma visual, separando as atividades a serem exercidas em cada ocasião.

Você pode fazer uma escala semanal, sempre atualizando-a no fim de semana, bem como uma mensal, com aqueles projetos mais fixos e com datas exatas. Não se esqueça de priorizar as datas de entrega, para não se esquecer de nada!

 

  1. USE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR

Essa é uma dica complementar à anterior. Embora você possa usar papel, caneta, post-its para ajudarem na organização do cronograma, é possível explorar meios digitais que tenham a mesma funcionalidade — e que oferecer até mais.

Por exemplo: é possível usar aplicativos de gerenciamento, planilhas e/ou o calendário do seu smartphone — se estiver conectado ao Google, também é possível gerenciá-lo por um desktop.

Alguns tipos de aplicativo que podem ajudar a manter o foco são os de técnica de pomodoro, que consiste em períodos com foco total no que você está fazendo (normalmente 20-25 minutos) com pequenas pausas intercaladas para descanso (de 5 min).

Além de ser uma técnica que ajuda a focar, lhe permite ter momentos rápidos de descanso para beber uma água, ir ao banheiro, conferir alguma notificação importante ou se alongar.

 

  1. PRIORIDADES

Sejam elas relacionadas ao trabalho, ao curso ou a vida pessoal, vai chegar o momento em que você deverá escolher entre dar atenção a um projeto do trabalho importante ou se dedicar àquela prova que vai ajudar a avaliar seu desempenho.

No entanto, tenha sempre em mente que é preferível que o seu trabalho fique no trabalho, ou seja, evite levar problemas e atividades para casa. Se for necessário e possível, prefira fazer hora extra para conclui-las. Assim, você consegue dividir o que é trabalho e o que é estudo.

 

  1. EXPLORE O SEU TEMPO LIVRE

Uma coisa indispensável para conseguir conciliar tudo é o tempo. Você se dividirá em várias tarefas e precisa manter o foco para realizar cada uma delas de forma adequada.

Deste modo, é possível utilizar, por exemplo, horários de almoço para revisar temas do concurso, fazer pesquisas, leituras para o curso ou mesmo adiantar tarefas.

 

  1. TENHA UMA REDE DE APOIO

Pode não parecer, mas ter o apoio de colegas tanto do curso, quanto do trabalho, podem fazer toda a diferença.

Com colegas do curso, é possível sanar dúvidas e estudar em grupo. No trabalho, o suporte pode vir de um colega que ajude com alguma tarefa que exija uma demanda maior de trabalho em dias de simulado.

Aliás, fale com seus professores e chefe sobre a situação. É sempre bom ser transparente para o caso de, talvez, alguma coisa ocorrer de forma diferente do esperado.

 

  1. TENHA UM TEMPO PRA VOCÊ

Algo que não pode acontecer é você abrir mão completamente dos cuidados consigo mesmo. Seja na alimentação, na prática de exercícios, no sono ou nos momentos de lazer. Descansar é necessário para que você mantenha um bom desempenho, tanto no trabalho, quanto nos estudos.

Portanto, faça desses momentos parte da sua rotina. Seja conversar com um amigo, ler um livro, assistir à uma série ou fazer algum hobby que ajude a aliviar a tensão e o estresse.

 

CONCLUSÃO

Embora possa soar cansativo, com os cuidados e a atenção necessários é possível criar uma rotina de trabalho e estudos que não se torne extremamente pesada. Aproveite cada minuto que puder, avalie formas de adaptar o seu dia a dia da melhor forma e encontre modos de estudo que facilitem a memorização.

Se possível, opte por um curso online para se preparar para concurso público, uma vez que ele pode auxiliar no seu cronograma e não pesar tanto no seu dia, já que a flexibilidade de estudo é um dos maiores benefícios.

Gostou do conteúdo ou tem mais alguma dica para recomendar? Então deixe um comentário!


Posts Relacionados

Brigada Militar anuncia concurso com 4mil vagas

Brigada Militar anuncia concurso com 4mil vagas

Concurso Brigada Militar do RS! Previsão de edital com 4 mil vagas Inform...

→ Leia mais...
Banco do Brasil anuncia Seleção com mais de 4 mil vagas

Banco do Brasil anuncia Seleção com mais de 4 mil vagas

O Banco do Brasil tornou pública nesta quarta-feira (23) a realizaçã

→ Leia mais...
INSS pede ao Ministério da Economia abertura de concurso para 10 mil vagas

INSS pede ao Ministério da Economia abertura de concurso para 10 mil vagas

Instituto ressalta o aumento nos pedidos de análises de pensão de morte e a redu...

→ Leia mais...