PC/RS

PC/RS
Artigo

11/04/2022

FALA GALERA!

Pra vocês que estão acelerando nos estudos para PC.RS eu vou deixar uma dica que é ouro puro! Desde o início dos meus estudos eu adotei a técnica de analisar o meu desempenho de forma ordenada e repetida, ou seja, planejamento, execução, análise de desempenho e adequação de qualquer falha que o meu estudo estivesse apresentando. Eu te garanto, esse método vai dar muito certo.

“Teste de fogo” ou Revisões semanais com análise de desempenho

Todo estudo precisa de parâmetros, nos concursos não é diferente. O estudante deve estudar a matéria durante alguns dias e testar-se nos mesmos termos da prova em um segundo momento.

A técnica de revisões semanais ou quinzenais tem um efeito muito bom. Eu diria que nenhum estudante é capaz de realizar esta técnica sem ver avanços exponenciais. Tanto na nota final, quanto na forma de realizar a prova. Todo tipo de treinamento é importante, mas ninguém pode se tornar um bom realizador de provas se não estiver constantemente realizando provas.

“Eu diria que nenhum estudante é capaz de realizar esta técnica sem observar avanços exponenciais. Tanto na nota final, quanto na forma de realizar a prova. E os dois pontos são tudo que você precisa para ser aprovado”.

Os domingos são um excelente dia para os “testes de fogo”, justamente pelo fato de que as provas, via de regra, serão realizadas aos domingos. Esta é uma revisão geral que será feita da forma mais honesta possível. Qual seja, fazendo uma prova.

Respeitando o tempo de execução, os horários, o número de questões, o tema da redação, as cores de caneta, enfim, tudo deve ser preparado para o teste. Caso o teste semanal se torne muito pesado ele poderia ser substituído tranquilamente por um teste quinzenal, mas essa constância (mais uma vez a constância) vai lhe tornar um concurseiro cada vez mais competitivo e isto influencia muito no tempo de aprovação.

Recapitulando! Os testes de fogo serão organizados da seguinte maneira:

  • Dia normal das provas: Domingo

  • Horário normal dos testes: Veja o edital, mas

    geralmente as provas ocorrem no início da tarde.

  • Materiais disponíveis: lápis e caneta ou somente caneta

    e qual sua cor.

  • Tempo para realização da prova.

  • Quantidade de questões e número de alternativas

    (certo ou errado) ou múltipla escolha com 4 ou 5 alternativas.

  • Ocorrência ou não de redação e número de linhas.

  • Preenchimento da grade de respostas.

    Esses são excelentes parâmetros para realizar seus testes de fogo. Feitos os testes você deve realizar a correção e colocar a nota proporcional que atingiu em cada matéria. Veja o exemplo abaixo:

Português

90%

Conhecimentos Gerais

30%

Redação

88%

Direitos Humanos

30%

Informática

85%

Direito Processual Penal

69%

Raciocínio Lógico

90%

Direito Constitucional

70%

Legislação Estatutária

40%

Direito Administrativo

68%

Direito Penal

75%

Pronto! Esses resultados devem ser guardados e comparados com os da semana seguinte. Essas comparações podem ser feitas por você. Ou, se quiser, você pode participar do projeto “Como passar em Carreiras

Policiais” e juntos nós vamos acelerar a sua aprovação. Dessa forma você rapidamente irá avançar e terá segurança em planejar seus estudos, sempre corrigindo as falhas que forem se apresentando.

Abração
Prof. Xico Kraemer


Posts Relacionados

Lista de Recursos - Concurso SUSEPE/RS

Lista de Recursos - Concurso SUSEPE/RS

LISTA DE RECURSOS - CONCURSO SUSEPE/RS   DIREITO CONSTITUCIONAL Cargo:...

→ Leia mais...
Lista de Recursos - Concurso BM/RS

Lista de Recursos - Concurso BM/RS

LISTA DE RECURSOS - CONCURSO BM/RS     RECURSO DA QUESTÃO DE LINGUA POR...

→ Leia mais...
Brigada Militar anuncia concurso com 4mil vagas

Brigada Militar anuncia concurso com 4mil vagas

Concurso Brigada Militar do RS! Previsão de edital com 4 mil vagas Inform...

→ Leia mais...