Concurso INSS e o déficit de 23mil servidores

Concurso INSS e o déficit de 23mil servidores
Notícias

25/05/2021

Os trâmites para realização de um novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e convocação dos aprovados no último certame foram pautados durante reunião em Brasília entre o Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, o Diretor de Benefícios e Presidente Substituto do órgão, Alessandro Roosevelt e o deputado federal Pedro Augusto (PSD RJ).

Atualmente, conforme o representante, são mais de 23 mil vagas desocupadas, o que gera transtorno para a população e também para os servidores que estão sobrecarregados. Inclusive, o parlamentar sugeriu ao Ministério da Economia, adoção de formas mais viáveis, para que todos os aprovados do último concurso INSS, abrangendo, também, os de cadastro reserva, fossem convocados.

Além disso, o deputado e comunicador reforçou a requisição que encaminhou ao Paulo Guedes, sobre admissão de formas descomplicadas para a “Prova de Vida” de aposentados e pensionistas.

“Diversos idosos e pessoas com dificuldades de locomoção passam constrangimentos e chegam a ter o benefício suspenso. É preciso cuidar dos trabalhadores! É preciso cuidar também dos aposentados que já trabalharam tanto pelo nosso país. Contem comigo nessa luta”, disse Pedro Augusto.

Com os estudos de redimensionamento da força de trabalho do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chegando ao fim, um novo pedido de concurso público pode ser feito pela autarquia até o final do mês de maio de 2021, que é o prazo máximo para recebimento de solicitações dos órgãos pelo Ministério da Economia.

Portanto, a expectativa para que o novo concurso do INSS seja realizado ainda em 2022 é grande! Mas por que só em 2022? Essa previsão se dá em razão da atual contratação de mão de obra temporária feita pelo Instituto, por meio de processo seletivo simplificado voltado para aposentados e militares da reserva.

Entretanto, ainda não se sabe o número de vagas solicitadas. Além disso, o pedido ainda deverá ser analisado pela Secretaria Especial de Desburocratização e Governo Digital, que detém a competência para conceder a autorização de realização do certame.


Posts Relacionados

Brigada Militar anuncia concurso com 4mil vagas

Brigada Militar anuncia concurso com 4mil vagas

Concurso Brigada Militar do RS! Previsão de edital com 4 mil vagas Inform...

→ Leia mais...
Banco do Brasil anuncia Seleção com mais de 4 mil vagas

Banco do Brasil anuncia Seleção com mais de 4 mil vagas

O Banco do Brasil tornou pública nesta quarta-feira (23) a realizaçã

→ Leia mais...
INSS pede ao Ministério da Economia abertura de concurso para 10 mil vagas

INSS pede ao Ministério da Economia abertura de concurso para 10 mil vagas

Instituto ressalta o aumento nos pedidos de análises de pensão de morte e a redu...

→ Leia mais...